Adicionando JCalendar e JDateChooser à paleta do Netbeans

Se você não conhece esse componente, deveria conhecer!

São componentos visuais que facilitam imensamente o usuário selecionar uma data. Segue uma pequena imagem dos componentes:

image

O JCalendar é como o calendário do Windows, já o JDateChooser é como um combobox, que abre um mini-calendário quando o usuário clica no ícone do lado direito e o fecha quando o usuário clica na data desejada.

Site do projeto – http://www.toedter.com/en/jcalendar/

Para instalar esses componentes é necessário fazer o download no site do projeto e procurar dentro da pasta /lib o .jar desejado, mas como eu sou mto bonzinho, eu coloquei no meu 4shared o único arquivo necessário. Para baixar clique aqui.

Antes de configurar, vale lembrar que o Netbeans vai fazer apenas uma referência ao arquivo, ou seja, ele vai usar o que está dentro do arquivo, então se deixar ele na área de trabalho, ou no diretório dos seus downloads, não vai ter como mudar de lugar depois, então vale a pena guardar em um local seguro (tipo: …/Java/jdk/lib).

Com o Netbeans aberto (estou usando o 6.7.1), clique em “Ferramentas > Paleta > Componentes Swing/AWT”. Voce deverá chegar na seguinte tela:

image 

Clique em “Nova Categoria” e de o nome desejado, algo como Calendário ou Data, sei lá… Se não quiser não precisa, só acho mais organizado deixar separado.

Com a nova categoria criada (ou não), clique em “Adicionar do JAR…” e navegue até o .jar que você acabou de baixar.

Selecione todos os componentes e clique em “Próximo”.

image

Na última tela basta selecionar a pasta que vai conter os novos componentes e clicar em “Finalizar”.

Prontinho, agora você já tem a sua disposição o JCalendar, o JDateChooser e mais alguns componentes. Para usar é só clicar e arrastar pra tela. 😀

image

Duas coisas que valem ser lembradas:

  1. A propriedade dateFormatString é responsável pela formatação da string exibida no componente. Ex:
    ”dd/MM/yyyy” –> 19/01/2010
    ”MM/dd/yyyy” –> 01/19/2010
  2. Todos os componentes possuem o método getDate que retorna a data selecionada em um objeto java.util.Date

É isso ai galera.
Qualquer dúvida é só comentar…

Até a próxima,
Saab.

10 Responses to Adicionando JCalendar e JDateChooser à paleta do Netbeans

  1. […] Nesse outro post eu mostrei como adicionar ao Netbeans alguns ótimos componentes para quem precisa tratar datas de uma maneira elegante em uma interface bem bonita. Vale a pena dar uma conferida! […]

    • Gabriel disse:

      Muito bom o componente, mas tenho uma dúvida uso ele com uma table quando seleciona uma data preciso atualizar a table. Como faço para ele executar uma ação ao selecionar uma data?

  2. Mauricio_ programdor disse:

    cara parabens por este post! Olha, é muito xato colocar a data por código, alen de ser muito complicado! agora os problemas com data acabaram ! valew mesmo! parabens ai pelo seu trabalho e continue sempre assim

  3. saulo cardoso disse:

    Muito bom! como ja foi comentado a cima, parabéns pelo trabalho muito profissional muito explicativo, perfeito, continue assim, firei um fãn do post e sempre estarei sempre atento os outros que virão.

  4. Jeanne Oliveira disse:

    MARAVILHOSO!
    Muito obrigada pela sua bondade por disponibilizar o arquivo no 4shared. Ajudou bastante. 🙂

    Parabéns também pelo tutorial, muito didático.
    Salvou o meu TCC 😉

  5. Edson Francisco disse:

    Parabéns, postagem simples e objetiva, muito obrigado

  6. Denis disse:

    MUITO BOM

  7. Flávio disse:

    Ótimo e realmente muito bem explicado, parabéns pois tenho certeza que ajudou muita gente, e vou também utilizar na minha aplicação. Valeu!

  8. Lucas disse:

    minha data e do tipo String ai no banco ele recebe dd/MM/yyyy em vez de receber a data selecionada no meu jCalendarChosser ! O que posso fazer para ele receber certo no banco !

  9. Muito bom.. adianta muitooooo….

Deixe um comentário